Depoimentos

O depoimento a seguir foi dado por Luciane Lima - ao participar do Desafio das Cores AGT (A Gente Transforma - www.agentetransforma.com.br/)
“Após receber o desafio do “A Gente Transforma”, imediatamente pensei “impossível fazer isso em uma semana: não tenho dinheiro, estou em época de provas, é pouco tempo para conseguir voluntários...” Quase desisti. No entanto, não quis desistir sem ao menos tentar. A primeira iniciativa foi contactar meus amigos do grupo voluntário social “Caravana Solidária” e explicar o desafio que eu tinha em mãos.
Com um e-mail bem escrito, consegui motivar o grupo e marcamos um encontro para definir as possibilidades de realizar a proposta do desafio e como poderíamos ajudar a melhorar a vida das crianças que freqüentam a creche.
Conseguindo motivar meus amigos, começamos a arrecadação do dinheiro. Foram R$ 280 arrecadados em apenas 3 dias com 6 pessoas que apoiaram a idéia de transformar a creche Julio Forain em Belford Roxo.
Após uma boa pesquisa de preços, fomos à loja escolhida e pechinchamos bastante! Foram baldes de tintas, corantes, trinchas, rolos...
Antes...
Me preocupei também com a mão de obra. Precisaria de voluntários para realizar meu projeto de colorir a creche. Com a ajuda do grupo social tive a confirmação de 14 pessoas para ajudar no dia. Isso tornaria viável a execução de todo o projeto. Infelizmente, com o clima de copa do mundo, apenas 4 voluntários (contando comigo) puderam comparecer. Este foi um dos pontos negativos, não consegui realizar todo o planejado.
Escolhi um lugar da creche que estava mais precário, direcionei as voluntárias e arregaçamos as mangas! Enquanto uma lixava um portão velho e enferrujado, a outra tentava limpar o limo grosso do muro, eu ia batendo e fazendo a mistura das tintas. Após prepararmos o local para receber as tintas, incluindo linhas na parede irregular e pedaços de massa caindo (pela péssima situação da parede) colocamos a mão na massa.
A transformação foi realizada num sábado, dia em que ocorre na creche atividades extras com as crianças. O mais incrível foi a comoção das crianças que ficaram maravilhadas ao verem tantas cores diferentes e pareciam quererem mergulhar nos baldes de tinta! Logo logo, as professoras também se interessaram pela cor e vieram ajudar. De repente havia dez pessoas engajadas na transformação, querendo contribuir.
Com listras, cores e mãos de crianças na parede, conseguimos uma transformação impressionante, em apenas 9 horas de trabalho.
Quando acabamos e limpamos o lugar, foi incrível ver a reação não só das crianças, mas também dos funcionários da creche. Foi muito bom ver que plantamos uma semente. Dentre os comentários, escutamos “Nossa, como foi fácil transformar esse lugar!”, “Poderíamos ajeitar o jardim na próxima vez!”, “Acho que os pintores vão vir aqui roubar a idéia das listras para fazer na casa das pessoas!”...
Durante!
Como o grupo se sentiu? Após 9 horas interruptas de trabalho, o grupo estava em êxtase, com a sensação de: “Nós conseguimos!”... A sensação foi a melhor do mundo, melhor do que estar apaixonado, melhor do que sorvete com calda quente, melhor do que o arroz da mamãe. Foi a sensação de conseguir iniciar todo um processo de transformação na vida suada daquelas pessoas. Aprendemos que conseguimos sim transformar um lugar, um grupo... o mundo quem sabe! Afinal, todo sonho para ser realizado, precisa de um começo. E esse foi um belo começo.
Este processo todo foi só em uma semana... Imagina o que podemos fazer em mais tempo!” – Luciane Lima – 24 anos – Estudante de Arquitetura - Voluntária
Depois!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário